Ensino Secundário

Objectivos do Ensino Secundário Geral

O ESG prevê a luz dos Objectivos Gerais do Sistema Nacional de Educação, objectivos a serem atingidos no final do periodo, desde proporcionar ao jovem um desenvolvimento integral e harmonioso, atraves de um conjunto de competencias: conhecimento, habilidades, atitudes e valores articulados em todas areas de aprendizagem, ate promover o espirito empreendedor e atitudes posetivas em relacao ao trabalho e ao auto-emprego. Estes objectivos  previstos no PCSEG, estao divididos em objectivos do 1º ciclo e 2º  ciclo.

Sendo que o 1º ciclo visa aprofundar as competências adquiridas no ensino Básico, preparar os alunos  para continuar os estudos  no 2º ciclo   e para inserçao no mercado de trabalho  e auto – emprego, e o 2º ciclo é de caracter  especializado e tem como objectivo preparar o estudante para a vida , integracao no mercado de trabalho e a continuacao dos estudos  no esnsino superior.

PERFIL DO GRADUADO

O perfil do graduado corresponde ao conjunto de conhecimentos, praticas , habilidades, atitudes  e valores  que se esperam que o graduado tenha desenvolvido, nos dominios do saber, saber ser, saber estar e saber fazer. Corresponde ao que se espera  que o aluno seja no final da sua formação , que tenha  desenvolvido competências necessárias  para inserir-se  na sociedade.

Sendo que o aluno que frequenta o Ensino Secundario Geral , encontra-se  numa fase de crescimento em que se prepara para assumir responsabilidades na familia , na comunidade, no trabalho e enfrentar uma sociedade em constantes mudanças.